Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
SIC Físico
Local e Horário de Atendimento
ao Público
PREFEITURA MUNICIPAL DE PONGAÍ
Avenida. José Candido Carneiro, 435 - Centro - 16600-000
Telefone:
(14) 3581-1107
Email: admpongai@pongai.sp.gov.br
De Segunda a Sexta Feira
Das 08:00 às 11:00 horas e das 12:30 às 16:20 horas
Enquete
O que você acha da atual administração municipal?



Outubro Rosa: Palestra alertou sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama

 

A Unidade Básica de Saúde e o Pragrama de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria de Assitência Social, realizaram uma palestra de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, na última sexta-feira (26), no antigo clube. O encontro, que reuniu aproximadamente 50 pessoas, teve como foco principal a prevenção, ou seja a detecção precoce da doença.

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de combate do câncer de mama, intitulado como “Outubro Rosa”. Mas vale lembrar que essa luta deve ser constante. “A partir dos 40 anos de idade todas as mulheres devem fazer a mamografia anualmente e, mensalmente (sete dias após a menstruação), o auto exame das mamas”, orientou a Dra. Odalis Ladron de Guevara, médica do PSF.

De acordo com as pesquisas citadas durante o evento, o tumor identificado bem no início da sua formação pode ser erradicado em até 90% dos casos (pois está apenas na mama), aqui as pacientes podem conseguir se livrar totalmente da doença e prosseguir apenas com tratamentos hormonais para que não haja reincidência. Já para o tumor em estágio avançado, essa chance cai para de 30% a 45%, pois já pode estar espalhado em várias partes do corpo.

 “O principal objetivo do nosso encontro é que as mulheres saibam que nós podemos lutar contra esse inimigo. Somente a detecção precoce é que pode garantir a cura em até 90% dos casos desde que sejam detectatos no início. Por isso, cuidar-se e prestar atenção nos sinais que o corpo apresenta é essencial. Nossa única arma é a prevenção”, ressaltou Vânia Brito, técnica em enfermagem da UBS.

Já a enfermeira Vera Sílvia Cândido da Silva, responsável técnica do município, incentivou o agendamento da mamografia que é feito na UBS de Pongaí e encaminhado para hospitais próximos que realizam o exame. Ela ainda lembrou que a UBS realiza em Pongaí mesmo, o exame de papanicolau e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis.

Também participaram da atividade a assistente social do município Angelita Espangner Leite e a psicóloga Ester Aline da Silva do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Regiane F. Fujimoto | Assessoria de Comunicação

Galeria de Fotos