Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
SIC Físico
Local e Horário de Atendimento
ao Público
PREFEITURA MUNICIPAL DE PONGAÍ
Avenida. José Candido Carneiro, 435 - Centro - 16600-000
Telefone:
(14) 3581-1107
Email: admpongai@pongai.sp.gov.br
De Segunda a Sexta Feira
Das 08:00 às 11:00 horas e das 12:30 às 16:20 horas
Enquete
O que você acha da atual administração municipal?



Palestra preventiva sobre suicídio reuniu cerca de trinta pessoas

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município realizou, na última sexta-feira (21), uma palestra informativa sobre como evitar o suicídio. A atividade fez parte do Setembro Amarelo, mês no qual a OMS (Organização Mundial da Saúde) instituiu o dia 10 para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Cerca de 30 pessoas assistiram a apresentação da psicóloga do CRAS, Ester Aline da Silva, que falou sobre a ocorrência do suicídio na adolescência, mitos e verdades sobre o assunto, causas e sintomas de depressão, e , como evitar ou até mesmo ajudar alguém que esteja vulnerável,  visto que, aproximadamente 60% das pessoas que morrem por suicídio não buscam ajuda.

A Dra. Odalis Ladron de Guevara, médica do PSF (Programa de Saúde da Família) apontou a falta de afeto nos lares como uma das principais causas de suicídio na terceira idade e destacou a importância da família na prevenção em geral. “Se você conhece alguém que esteja passando por algum momento difícil ofereça atenção e ajuda, e procure suporte especializado o mais rápido possível. A prevenção é o melhor caminho!”, orientou.

É importante ressaltar que 90% dos suicídios poderia ser evitado com ajuda profissional. Em Pongaí, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CRAS estão à disposição para auxiliar a população. Ou ligue 141 - CVV (Centro de Valorização da Vida).

Também participaram da atividade, Angelita Espangner Leite, assistente social do município; Silvana Navarro, psicóloga da USB (Unidade Básica de Saúde); Natalli Belini coordenadora de projetos do  CRAS; e, a estagiária Ana Caroline de Oliveira.

Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3581-1269 (Assistência Social) ou 3581-1254 (CRAS).

 

Regiane Ferreira Fujimoto | Assessoria de Comunicação

 

Galeria de Fotos