Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
SIC Físico
Local e Horário de Atendimento
ao Público
PREFEITURA MUNICIPAL DE PONGAÍ
Avenida. José Candido Carneiro, 435 - Centro - 16600-000
Telefone:
(14) 3581-1107
Email: admpongai@pongai.sp.gov.br
De Segunda a Sexta Feira
Das 08:00 às 11:00 horas e das 12:30 às 16:20 horas
Enquete
O que você acha da atual administração municipal?



Data: 01/08/2018 Hora: 13:00:00
Núcleo Gestor de Educação Ambiental analisa participação em projeto da Fundação Nacional de Saúde

O Núcleo Gestor de Educação Ambiental de Pongaí realizou, na última terça-feira (31), na Câmara Municipal, uma reunião para análise dos projetos ambientais em execução no município. Foi apresentada uma proposta de cadastramento de um Projeto de Educação em Saúde Ambiental, no valor de R$ 150 mil, via Funasa (Fundação Nacional de Saúde). O projeto é voltado às ações de Educação na área da  Saúde,  com o objetivo de enfrentar e eliminar o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A Funasa tem o papel de fomentar o desenvolvimento de ações de Educação em Saúde Ambiental visando à inclusão social, a promoção e proteção da saúde, por meio do apoio aos gestores e técnicos dos diversos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião foi conduzida pela secretária do Meio Ambiente de Pongaí, Evelise de Souza,  também representante do Núcleo Gestor de Educação Ambiental. Já o biólogo Fábio Sclauzer Frizzi, diretor da Vigilância Sanitária de Presidente Alves, explicou a importância da educação ambiental na prevenção, combate e controle dos vetores que transmitem doenças.

Também estiveram presentes na reunião, representantes do Núcleo Gestor de Educação Ambiental, Rede Municipal de Ensino, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal da Saúde e sociedade civil.

 

Educação em Saúde Ambiental

A Funasa reconhece a Educação em Saúde Ambiental como uma área de conhecimento técnico que contribui efetivamente na formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando a participação, o controle social e sustentabilidade socioambiental, utilizando entre outras estratégias a mobilização social, a comunicação educativa/informativa e a formação permanente. Entende a Educação em Saúde Ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas e sociais, de conteúdo técnico, político e científico que no âmbito das práticas de atenção à saúde, deve ser vivenciada e compartilhada por gestores, técnicos, trabalhadores, setores organizados da população e usuários do SUS.

 

 

 

 

 

Regiane Ferreira Fujimoto | Assessoria de Comunicação

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro