Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
SIC Físico
Local e Horário de Atendimento
ao Público
PREFEITURA MUNICIPAL DE PONGAÍ
Avenida. José Candido Carneiro, 435 - Centro - 16600-000
Telefone:
(14) 3581-1107
Email: admpongai@pongai.sp.gov.br
De Segunda a Sexta Feira
Das 08:00 às 11:00 horas e das 12:30 às 16:20 horas
Enquete
O que você acha da atual administração municipal?



Data: 17/07/2018 Hora: 11:00:00
Testes rápidos, vacinação e prevenção contra hepatites estão disponíveis na UBS de Pongaí

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado no dia 24 de julho, por isso, neste mês, a campanha de ações de combate, denominada Julho Amarelo,  será intensificada em todo o país. Em Pongaí, a Unidade Básica de Saúde oferece testes rápidos, vacinação e preservativos (masculinos e femininos), e também realizará panfletagem com orientações.

Para diagnosticar não somente hepatites B e C, mas também HIV e sífilis, os testes são realizados pela enfermeira Vera Sílvia Cândido da Silva, responsável técnica do município, das 8h às 10h e das 13h às 15h, exceto aos sábados e domingos. Os resultados são sigilosos e ficam prontos em cinco minutos. Em casos positivos, serão feitos novos exames laboratoriais e o tratamento será acompanhado e garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, pelo uso de bebidas  alcoólicas, drogas e alguns medicamentos. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem desenvolver hepatites. A transmissão difere de acordo com o vírus e pode ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos e alimentos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

Os públicos-alvo da campanha são: pessoas acima dos 40 anos; usuários de álcool e drogas; profissionais do sexo; comunidade LGBT; pessoas privadas de liberdade; em situação de rua; manicures; pedicures; podólogos; tatuadores; portadores de tatuagens e piercings; e trabalhadores da área da saúde.

A UBS também disponiliza gratuitamente vacinas contra hepatites A (crianças) e B (adultos). Mais informações pelo telefone 3581-1130.

 

Regiane Ferreira Fujimoto | Assessoria de Comunicação

 

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro